top of page

Folhagens para arranjos naturais.

Atualizado: 10 de dez. de 2024

Folhagens para arranjos naturais existem de diversos tamanhos, texturas e cores na natureza e são muito valorizadas na arte floral, tanto pela adorável estética, como pela alta durabilidade nos arranjos florais.

Vários tipos de folhagens de corte que são comercializadas no mercado de flores, também podem ser cultivadas por você em vasos ou no jardim. São elas: Costela-de-Adão, Curculigo, Dracenas diversas, Xanadu, Ruscus, Ivonimum, Antúrio, Samambaias...

Para quem mora em apartamento e não tem um espaço ao ar livre, deve optar pelo plantio de folhagens naturais tipo touceira, em vasos, para ambientes internos, seguindo as recomendações do produtor que fornecer a muda, para que ela consiga se desenvolver e futuramente você utilizar as folhas em seus arranjos com folhagens naturais ou juntamente com flores, também naturais.

Menciono aqui alguns nomes de espécies para serem plantadas em vasos de ambientes internos, que geralmente se desenvolvem bem, como: Xanadu, Lírio da Paz, Chifre de Veado, Samambaia Americana, Philodendron e Antúrio.

As folhagens para arranjos naturais em estilo tropical, compostos por menos flores tropicais e mais folhagens de cores e texturas diferentes, são muito procurados por sua beleza e longa durabilidade, sendo altamente indicados para o serviço de assinatura floral. Algumas folhagens para arranjos naturais chegam a durar por três semanas nos vasos! Esse tipo de serviço, é muito procurado por empresas e clientes particulares que valorizam manter seus espaços sempre decorados e apreciam essa durabilidade das folhagens naturais, apresentando um ótimo custo-benefício!

Por outro lado o florista tem que ser criativo em relação ao design e escolha dessas folhagens para arranjos naturais, para que não ofereça sempre a mesma coisa para seus clientes, que esperam sempre por uma novidade diferente.

Folhagens para arranjos naturais parecem ser fáceis de fazer, mas não são! Aqui na Escola de Arte Floral ICI Flores, verificamos a dificuldade dos alunos iniciantes, no curso 'Decore com Flores', que também ensina esse estilo de arte floral. É necessário o conhecimento de técnicas e segredos oferecidos por um bom curso de florista presencial, para se obter excelentes resultados com os arranjos. Não tenho nada contra os cursos de arranjos florais online, mas para uma pessoa iniciante, é muito importante ela realizar primeiramente um curso de florista presencial para enxergar e entender a arte floral em três dimensões, observar o volume, a profundidade, avaliar as proporções entre os elementos que compõem o arranjo, sentir a flexibilidade das hastes das folhagens e das flores, suas texturas, harmonização das diferentes cores...

Um dos segredos dos paisagistas e floristas é destacar o brilho de algumas espécies de folhagens tanto nas mudas plantadas, como nos arranjos com folhagens naturais, atraindo a atenção dos consumidores, que ficam encantados com o aspecto super saudável delas. Na imagem abaixo, mostro um de nossos arranjos com folhagens naturais, em estilo tropical, onde você poderá observar algumas folhas com esse acabamento estético.

Vale lembrar que somente folhagens com superfícies mais largas e lisas podem receber esse acabamento estético, que não fecha os poros da folha e não modifica a sua textura, mas a aplicação do brilho não se destina a todos os tipos de folhagens!

As folhagens naturalmente texturizadas, como o Curculigo ou a folha da palmeira Latania, que parece um leque, facilmente terão espaços rompidos em sua superfície, na tentativa de se destacar o brilho delas.

Folhagens de Eucalipto, não devem receber a aplicação de brilho, por perderem a sua característica rústica e o seu aroma.

Espécies com folhagens muito miúdas em seus galhos, não recebem o tratamento estético, por ser muito trabalhoso. Você pode pensar que a aplicação de um spray resolveria facilmente esse caso, mas não recomendo o uso do produto em spray, pois é muito tóxico.

Outras folhagens, como o Ivonimun, por exemplo, já tem aspecto ceroso e um super brilho natural, dispensando qualquer tratamento estético.

Qual estética te agrada mais ?Arranjos com folhagens com brilho ou sem brilho?

Deixe sua opinião nos comentários abaixo.


Folhagens para arranjos naturais devem ser sempre usadas na decoração floral.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page