Arranjo de mesa jantar.
- Lú Gallottini

- 26 de ago.
- 9 min de leitura
Arranjo de mesa jantar, um item que quando necessário ser pensado nos enche de dúvidas, principalmente se você é leigo no assunto e não faz a mínima ideia de como fazer esse arranjo floral de mesa!
Nesse artigo, descubra como criar arranjos de flores naturais para mesa que encantam, mesmo que você não tenha prática! Aprenda a explorar a estética natural e a alternar estilos de vasos para uma decoração única.
Arranjo de mesa jantar para o dia a dia
Manter sua casa decorada com arranjos de flores naturais ou com folhagens para arranjos naturais faz bem à saúde! Trazer a natureza para dentro de casa é cientificamente comprovado que trás benefícios como aliviar o estresse, acalmar, alegrar e facilitar a comunicação e integração amigável entre as pessoas que moram no mesmo espaço.
Um dos locais que comumente são escolhidos para se ter arranjos de flores naturais, é a mesa de jantar, uma das áreas de convívio social da casa, onde principalmente no período noturno durante a semana, ou seja, na hora do jantar, ou durante os finais de semana, é mais fácil todos da família estarem reunidos.
Ter sempre um arranjo floral de mesa decorando o seu espaço, exige um pouco de conhecimento sobre qual ou quais tipos de flores naturais escolher e que tenham uma boa durabilidade.
Hoje em dia, várias redes de supermercados facilitam a vida dos consumidores que amam ter flores em casa! Mas se você quer mais variedades para criar seus arranjos de flores naturais para mesa, terá que recorrer aos mercados de flores e folhagens para arranjos naturais, especializados.
O arranjo de mesa jantar será definido pelo tamanho e formato da mesa.
Arranjo de mesa jantar para mesas retangulares ou quadradas
O melhor formato de vaso ou cachepot, será o retangular, de baixa altura, onde você fará o arranjo floral de mesa, que não deverá ultrapassar a altura final de 30cm, a contar da base inferior do vaso até a altura final das flores. A função desse arranjo de mesa jantar é de decorar e não atrapalhar as pessoas se visualizarem durante a conversa, por isso é determinado esse limite de altura final dos arranjos de flores naturais no geral.
O formato retangular sugerido para o vaso ou cachepot, facilita a execução do arranjo de mesa jantar para pessoas que não tem prática em fazer arranjos de flores naturais para mesa.
Verifique se o vaso ou cachepot escolhido no formato retangular, estará adequado à dimensão de sua mesa, sem invadir o espaço, por exemplo, de um jogo americano, composto por prato, copo e talheres. Lembre-se sempre, a função do arranjo de mesa jantar, é de simplesmente decorar!
Se você for uma pessoa extremamente caprichosa e ama decorar a sua casa, pode destacar um elemento do arranjo de mesa jantar sobre os guardanapos, para finalizar a decoração de sua mesa posta.
Mais adiante falarei sobre os melhores tipos de flores e darei dica da melhor técnica para executar o arranjo de mesa jantar.
Arranjo de mesa jantar para mesas redondas
O melhor formato de vaso ou cachepot, será o quadrado ou redondo, a ser centralizado no meio da mesa, onde você fará o arranjo floral de mesa, que não deverá ultrapassar a altura final de 30cm, a contar da base inferior do vaso até a altura final das flores. A função desse arranjo de mesa jantar é de decorar e não atrapalhar as pessoas se visualizarem durante a conversa, por isso é determinado esse limite de altura final dos arranjos de flores naturais no geral.
O formato quadrado sugerido para o vaso ou cachepot, é mais fácil de ser utilizado por pessoas sem prática em fazer um arranjo floral de mesa do que o formato redondo. Verificamos essa preferência de formato pelos alunos iniciantes,com conhecimento zero, aqui nos cursos da ICI Flores. O formato quadrado facilita a execução do arranjo de mesa jantar para pessoas que não tem prática em fazer arranjos de flores naturais para mesa, mas isso não impede de você tentar fazer o seu arranjo floral de mesa em uma vaso circular.
Também recomendo aqui, que se você for uma pessoa extremamente caprichosa e ama decorar a sua casa, pode destacar um elemento do arranjo de mesa jantar sobre os guardanapos, para finalizar a decoração de sua mesa posta, dando aquele charme a mais!
Arranjo de mesa jantar para ocasiões especiais
Já comentamos dos formatos mais comuns de mesas acima, então você já tem a informação dos melhores formatos para os vasos ou cachepots a serem utilizados. O que mudará aqui, será que o seu arranjo de mesa jantar terá que ter uma estética mais refinada, harmonizando com a escolha da louça a ser utilizada nessa ocasião especial.
Continua valendo a regra que o arranjo floral de mesa, não deverá ultrapassar a altura final de 30cm, a contar da base inferior do vaso até a altura final das flores, onde a função desse arranjo de mesa jantar é de decorar e não atrapalhar as pessoas se visualizarem durante a conversa, por isso é determinado esse limite de altura final dos arranjos de flores naturais no geral.
Se a ocasião exigir um arranjo floral de mesa mais sofisticado, você poderá criar um arranjo para mesa de jantar com Orquídea, por exemplo. Flores sofisticadas como Orquídeas, Peônias, Tulipas... são compradas em mercados especializados e exigem um maior detalhamento na execução dos arranjos de flores naturais para mesa. Você pode até tentar arriscar criar seu arranjo de mesa jantar com essas flores, mas o custo de um erro na execução desse arranjo floral de mesa será bem alto! Será que valerá a pena?
Em ocasiões especiais, a estética dos vasos ou cachepots também deve ser mais refinada, harmonizando com a escolha da louça que irá compor a mesa.
Além do arranjo de mesa jantar utilizado no centro de uma mesa, caso você tenha os pratos de comida dispostos em um aparador, com o serviço à americana, onde cada pessoa se serve, você poderá decorar essa área com uma composição de folhagens para arranjos naturais, em um vaso de porte alto.
Melhores tipos de flores para arranjo de mesa jantar do dia a dia
Para quem gosta de decorar a casa com flores e faz isso de forma amadora, prefere comprar as flores em supermercados, por ser mais fácil e prático. Se esse for o seu caso, pode ser que você nunca tenha notado que os supermercados vendem os maços de flores naturais com menos hastes que o habitual, justamente por você não frequentar os mercados especializados.
Dentre as opções mais comuns de flores naturais oferecidas pelos supermercados temos: Alstroemérias, Rosas, Lírios, Statice e Crisântemos. Desse grupo de flores mencionado acima, a que vai ter menor durabilidade, em um arranjo floral de mesa, será a Rosa.
Afirmo isso porque é necessário ter o conhecimento de dicas e técnicas de conservação que somente são fornecidas em um curso de florista. Portanto, evite comprar Rosas e prefira comprar Alstroemérias, Statice, Lírios e Crisântemos, que terão uma durabilidade bem maior!
Avalie a qualidade das flores no maço! Perceba se as pétalas estão firmes, se as folhas das hastes não estão amareladas e se a cor das pétalas não está desbotada. Esses são requisitos importantes para serem avaliados antes da compra e que comprometem a durabilidade do material.
Folhagens para arranjos naturais são uma boa opção de compra, mas não há variedade de oferta nos supermercados. Raramente vejo a folhagem de Ruscus para vender e vale a pena comprá-la, caso você necessite, pois tem uma alta durabilidade, se estendendo até 30 dias!
Saber escolher folhagens para arranjos naturais é bem mais desafiador para quem não tem prática!
Os arranjos somente com folhagens são bem duráveis e muito apreciados pela maioria das pessoas, mas difíceis de serem executados. Com as indicações do curso de florista amador “Arranjos de Flores para Casa” realizado na ICI Flores, alunos iniciantes, conseguem montar com preciosas dicas, seus arranjos com folhagens.
Se você mora em uma casa e tiver uma área de jardim, poderá cultivar Costela-de-Adão, Guaimbê, Xanadu, Dracena, Antúrio...Todas folhagens para arranjos naturais.
No curso de florista amador, “Arranjos de Flores para Casa”, também são ensinadas técnicas para a montagem de arranjo de mesa jantar somente com flores, onde a variedade para compor o arranjo é muito maior do que se você se limitar a comprar o material em um supermercado. Com maior variedade de material, pelo menos utilizando cinco tipos de flores, você conseguirá trabalhar a harmonização das cores, texturas e diferentes formatos entre elas de uma forma infinitamente melhor! Tudo isso é ensinado no curso, para que você aprenda a criar arranjos de flores naturais com proporção, esteticamente bonitos e com longa durabilidade!
Se você não tem a pretensão de fazer um curso de florista, recomendo criar um arranjo de mesa jantar o mais simples possível, utilizando somente um tipo de flor ou no máximo três tipos, pois quanto maior for a diversidade do material, mais dicas e técnicas você precisará aplicar para obter um bom resultado estético.
Arranjo de mesa jantar ecologicamente correto
Arranjos de flores naturais ou de folhagens diversas têm uma maior durabilidade na água do que se utilizarmos a espuma floral plástica como base de sustentação para suas hastes.
É de extrema importância eu abordar nesse artigo a não utilização da espuma floral plástica na execução de arranjos de flores naturais ou de folhagens, pela alta toxicidade do material para nossa saúde e ao meio ambiente, levando por volta de 500 anos para se decompor!
Qualquer espuma floral plástica, aquela verdinha, vendida em diversos locais e que você sempre assiste alguém usando em um tutorial pela internet, tem 30% de petróleo em sua composição, que é justamente o principal fator poluente, prejudicando o meio ambiente, chegando em nossos rios e oceanos, comprometendo a fauna e a flora e retornando para nós, quando, por exemplo, consumimos um peixe. O pó da espuma floral plástica que se solta ao ser cortada ainda seca, é cancerígeno!
Desde 2017, nos cursos da ICI Flores, orientamos e apresentamos diferentes substitutos da espuma floral plástica para nossos alunos. Diversos países da Europa e vários floristas norte-americanos já aboliram o uso desse material, que foi criado com o principal intuito de facilitar o transporte dos arranjos de flores naturais, sem que as hastes se deslocassem e acabasse por desmanchar o arranjo floral. Realmente a espuma floral cumpre muito bem essa função, mas os danos provocados por ela na natureza são irreparáveis!
Das imagens de arranjos destacadas nesse artigo, em nenhum deles foi utilizada a espuma floral plástica. Evite ao máximo o uso desse material, a sua saúde e o nosso planeta agradecem!
Voltando para o uso da água em seu arranjo de mesa jantar, siga seis dicas importantes que você deverá fazer para que seu arranjo floral de mesa tenha uma maior durabilidade:
· Pingue uma única gota de detergente na água do vaso, evitando-se o apodrecimento da haste da flor e consequentemente mau cheiro na água. Esse é um material que sempre temos à mão em casa.
· Troque a água do vaso a cada dois dias e não se esqueça de adicionar a gota de detergente após a troca.
· Corte minimamente a base da haste de todas as flores, sempre que trocar a água do vaso.
· Não deixe bater sol no arranjo floral.
· Não deixe o arranjo floral em um ambiente com ar condicionado ligado por muito tempo, pois a perda de umidade do ar, prejudica as flores, desidratando suas pétalas.
· A água deve ser utilizada em temperatura normal. Não acrescente na água qualquer tipo de remédio, como aspirina, ou qualquer receita de remédio caseiro que prometa uma maior durabilidade das flores, pois existem muitos mitos em relação a isso!
Como montar a estrutura para fazer o arranjo de mesa jantar
A dica que eu vou te passar é muito simples! Qualquer pessoa tem um rolo de durex em casa, não é mesmo? Caso você não tenha, providencie um, porque vai utilizá-lo para começar a fazer seu arranjo floral de mesa.
O primeiro passo será escolher o tipo de vaso ou cachepot que você irá utilizar, de acordo com as características da sua mesa, já mencionado no início desse artigo.
Certifique-se que o material do vaso ou cachepot, caso seja pintado, não descasque a pintura ao contato com a água e também com o durex. Está cheio de material por aí que parece pintura, mas é a aplicação de um filme, que ao contato com a água se solta e perde a cor.
Estando tudo ok, passe o durex sobre a boca do vaso ou cachepot formando uma trama, onde sobrarão espaços livres para você encaixar as hastes das flores e folhagens. Não deixe que a trama de durex fique visível! Ela terá que ser totalmente coberta pelas plantas.
Seja cuidadoso ao encaixar as hastes na trama de durex, para não rompe-la. Caso isso aconteça você terá que desmontar tudo e recomeçar de novo!
De acordo com o tamanho dos vãos na trama de durex, mais de uma haste poderá caber em um mesmo espaço. Certifique-se de estar criando um bonito visual estético e de proporção adequada no seu arranjo de mesa jantar.
Espero ter te ajudado com esse artigo e agradeço por ter lido até o fim! Se gostou, deixe o seu like.








![Como criar lindos arranjos de flores natural: Guia completo [+ Alternativas Sustentáveis]](https://static.wixstatic.com/media/cceb00_f913e25c52f441ccb785ef6647b815c1~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_1307,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/cceb00_f913e25c52f441ccb785ef6647b815c1~mv2.jpg)
Comentários